Vélez e Peñarol reeditam memorável semifinal da Libertadores, há 9 anos

Um dos confrontos mais aguardados da segunda rodada da Copa Sul-Americana, competição que teve reinício nesta semana após exatos oito meses de paralisação, é entre Vélez Sarsfield-ARG e Peñarol-URU.

Os atrativos do duelo não se restringem apenas às camisas pesadas – ambos campeões da Libertadores – mas por outro grande confronto recente, pela principal competição sul-americana de clubes.

Copa Sul-Americana 2020 tem os maiores campeões da Libertadores de Brasil, Argentina e Uruguai

Em 2011, as equipes foram colocadas frente a frente, nada menos que na semifinal do torneio. Tanto uma quanto a outra terminaram na segunda colocação de seus grupos, mas foram avançando fases nos mata-matas. O Peñarol deixou o Internacional nas oitavas e tirou a Universidad Católica-CHI nas quartas. O Vélez, surpreendentemente, passou por LDU-EQU e Libertad-PAR, ambos por goleada no placar agregado.

Um grande confronto estava à vista para decidir uma vaga na grande decisão continental, contra o Santos de Neymar (que, por sua vez, foi também segundo colocado no grupo). O Vélez era uma equipe extremamente técnica, enquanto o Peñarol, como bom uruguaio, era plena disposição.

Comandados por treinadores que passariam pelo Brasil – Diego Aguirre (Peñarol) e Ricardo Gareca (Vélez), os times protagonizaram dois grandes duelos, num contraste de estilos, cujo produto só poderia ser uma história inesquecível de bom futebol.

Na ida, em Montevidéu, o Peñarol jogava com o coração, e, na base da raça, conseguiu anular o bom time do Vélez, vencendo por 1 a 0. Na volta, a equipe uruguaia tentaria suportar a pressão dos mandantes e segurar o empate, ou mesmo uma derrota por um gol de diferença, desde que marcasse gols.

Na partida decisiva, em Buenos Aires, o Peñarol daria novamente o sangue, mas a técnica argentina teria a impulsão da torcida. Tranquilo e bem postado, o aurinegro conseguiu surpreender e marcar 0 a 1, com Mier, placar do primeiro tempo.

Pressionado e tendo que marcar três gols para avançar, o Vélez foi com tudo para cima. E, no calor da apaixonada torcida, após a volta do intervalo, conseguiu a virada em 21 minutos. Tobio e Santiago ‘El Tanque’ Silva marcaram. Mas o próprio Silva ainda se tornaria vilão da torcida do Fortín.

A tranquilidade do Peñarol se esvaía, e o Vélez estava muito próximo do gol da classificação. Aos 30 do segundo tempo, o árbitro Enrique Osses marcou pênalti para a equipe mandante. A oportunidade gigante da remontada, no entanto, foi desperdiçada por Santiago Silva. O atacante escorregava e mandava para fora, frustrando torcida e time – que não teve mais forças para buscar o resultado.

O Peñarol avançou à final, reeditando confronto histórico contra o Santos. E, a exemplo de 1962, a equipe brasileira sagrou-se campeã.

A nova história – que, esperamos, seja tão eletrizante quanto a anterior – será iniciada hoje, no José Amalfitani, em Buenos Aires, às 21:30, horário de Brasília. A partida de volta está marcada para a quarta-feira seguinte (04/11), em Montevidéu, capital uruguaia.

Clubes brasileiros também se preparam para estrear na nova fase da competição. O São Paulo também jogará na Argentina, contra o Lanús, na província de Buenos Aires, enquanto o Vasco receberá o Caracas, em São Januário, tudo nesta quarta-feira. O Bahia joga na quinta-feira, contra o Melgar, no Peru.

A segunda fase da Copa Sul Americana se iniciou nesta segunda feira, com três jogos. São eles:

  • Audax Italiano-CHI 2×1 Bolívar-BOL
  • Sport Huancayo-PER 1×1 Liverpool-URU
  • Unión La Calera-CHI 0x0 Deportes Tolima-COL
Murilo Demarch
Desde 2015, redator, revisor e editor em websites, responsável por criação de conteúdo e exploração de bases de conteúdos de sites nacionais e internacionais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas

Copa Sul-Americana: Jogos de ida das oitavas de finais são marcados por equilíbrio

A fase oitavas de finais da Copa Sul-Americana começou nesta semana com um grande equilíbrio. Dos oito...

Inspirado em Marcelo, conheça Gustavinho, nova promessa do Fluminense

Um dos clubes que mais e melhor revela talentos para o futebol brasileiro, o Fluminense segue pensando...

Portuguesa termina a 1ª fase da Copa Paulista com a melhor campanha geral

Vivendo sua melhor temporada dos últimos anos, a Portuguesa terminou a primeira fase da Copa Paulista de...

#URGENTE Morre Diego Maradona

Maradona nos deixou. A imprensa argentina confirmou a morte de Diego Maradona com uma parada cardiorrespiratória. Recentemente...

Philip acredita em classificação do Manaus na Série C: “Serão duas finais!

Atacante do Gavião do Norte projeta partida complicada diante do Remo, mas crê em elenco fortalecido após...

Delfin atravessa mal momento antes das oitavas da Libertadores contra o Palmeiras

Considerado a grande zebra da fase de grupos da Libertadores ao avançar em 2º lugar e ficando...

Última Hora

Leia MaisRelacionado
Recomendamos