Yago Dora conquista primeiro título mundial da WSL em Fiji e coloca Brasil no topo pela oitava vez

Yago Dora garantiu nesta terça-feira (2) o inédito título da Liga Mundial de Surfe (WSL) em Fiji. Aos 29 anos, o surfista nascido em Curitiba e radicado em Florianópolis tornou-se o oitavo brasileiro a erguer o troféu máximo do circuito.

Logo após a vitória, ainda na água, Dora resumiu a conquista: “Sempre acreditei nesse título. Senti uma energia incrível em Fiji desde que cheguei. Estou feliz por levar mais um troféu para o Brasil e agradeço a todos que me apoiaram ao longo da carreira”, declarou em entrevista à WSL.

Primeira taça após duas tentativas frustradas

O caminho até o topo passou por dois resultados quase perfeitos. Em 2023, Dora alcançou o WSL Finals, mas terminou em quinto lugar, atrás do campeão Filipe Toledo. No ano anterior, encerrou a temporada em sexto, com 36.380 pontos; o australiano Ethan Ewing fechou em quinto com 38.080 após a etapa decisiva.

Novo integrante da elite brasileira

Com a façanha, Yago Dora junta-se ao seleto grupo de campeões mundiais do país: Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), Adriano de Souza (2015), Italo Ferreira (2019) e Filipe Toledo (2022 e 2023). O título de Dora retoma a hegemonia brasileira, interrompida em 2024 pelo havaiano John John Florence.

Yago Dora conquista primeiro título mundial da WSL em Fiji e coloca Brasil no topo pela oitava vez - Imagem do artigo original

Imagem: uol.com.br

O Brasil havia dominado o circuito entre 2018 e 2023, período em que Medina, Toledo e Ferreira dividiram as taças. Em 2020, a disputa foi cancelada devido à pandemia de covid-19.

Com informações de UOL

Deixe um comentário