Em busca de reassumir o primeiro lugar do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro recebe o Santos neste domingo (10), às 18h30, no Mineirão, pela 19ª rodada. O clube mineiro se apoia no desempenho positivo diante do rival paulista em Belo Horizonte para alcançar o objetivo.
Desde a inauguração do estádio, em 1965, as equipes se enfrentaram 33 vezes no Gigante da Pampulha. O retrospecto favorece a Raposa, com 14 vitórias, 12 empates e apenas sete derrotas, além de 54 gols marcados e 35 sofridos.
Duelo histórico em 1966
O encontro mais lembrado ocorreu em 30 de novembro de 1966, no primeiro jogo da final da Taça Brasil. Na ocasião, o Cruzeiro goleou o Santos por 6 a 2, com atuações de destaque de Tostão, Piazza, Dirceu Lopes e Natal sobre a equipe liderada por Pelé. Dias depois, no Pacaembu, os mineiros venceram novamente, por 3 a 2, e garantiram o título nacional.
Vantagem também no confronto geral
Somando todas as competições, os clubes já se enfrentaram 83 vezes. O Cruzeiro soma 32 vitórias, contra 30 do Santos, além de 21 empates.

Imagem: Gustavo Martins via centraldatoca.com.br
Situação na tabela
Após 18 rodadas, o Cruzeiro ocupa a vice-liderança com 37 pontos, enquanto o Santos é o 15º colocado, com 18. Para voltar ao topo, o time celeste precisa ao menos empatar e torcer por derrota do Flamengo diante do Mirassol, partida marcada para sábado (9), às 18h30. A equipe carioca, comandada por Filipe Luís, está focada exclusivamente na Série A depois da eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Com informações de Central da Toca