O Troféu Joan Gamper volta a ser disputado neste domingo (10), às 16h (de Brasília), no Estádio Johan Cruyff, em Barcelona. O confronto diante do Como, da Itália, celebra reencontros marcantes com Cesc Fábregas, hoje técnico do clube italiano, e Sergi Roberto, meio-campista que defendeu o Barça até agosto.
Reencontro com velhos conhecidos
No site oficial, o Barcelona destacou a presença de Fábregas, campeão espanhol entre 2011 e 2014 pelo clube, e de Sergi Roberto, tratado como símbolo da base “La Masia”. Entre 2010 e 2024, Sergi disputou 373 partidas, marcou 19 gols e deu 42 assistências, faturando dois títulos da Champions League, sete do Campeonato Espanhol, seis Copas do Rei, quatro Supercopas da Espanha, uma Supercopa da Uefa e um Mundial de Clubes.
Fábregas, companheiro de Sergi Roberto em suas passagens anteriores pelo Barça, demonstrou emoção com o retorno à Catalunha, embora agora no banco rival. “É uma sensação maravilhosa estar aqui. Esta é a minha casa. Mas estamos aqui para nos preparar para uma partida muito importante, porque teremos a chance de avaliar muitas coisas jogando contra o que considero o melhor time da Europa”, afirmou aos canais oficiais do Como.
Pré-temporada e reforços blaugranas
O Barcelona fez três amistosos na Ásia antes do Gamper: venceu o Vissel Kobe por 3 a 1, o FC Seoul por 7 a 3 e o Daegu por 5 a 0. O clube também utilizará o torneio para apresentar os recém-contratados Rashford, Bardghji e o goleiro Joan García.
Morata é novidade no Como
Do lado italiano, Álvaro Morata foi confirmado como reforço, mas não participará do duelo. O atacante espanhol chega por empréstimo de uma temporada junto ao Milan. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o Como desembolsará 5 milhões de euros (cerca de R$ 31,6 milhões) ao Galatasaray pela interrupção do contrato anterior. Em Istambul, Morata marcou seis gols, distribuiu uma assistência e conquistou o Campeonato Turco e a Copa da Turquia.

Imagem: Getty Images via ge.globo.com
O Estádio Johan Cruyff, situado ao lado do centro de treinamento do Barcelona, tem capacidade para 6 mil torcedores e receberá a edição de 2025 do torneio criado em 1966 em homenagem a um dos fundadores do clube catalão.
Com informações de ge.globo.com