A brasileira Barbara Domingos, a “Babi”, terminou em nono lugar no individual geral do Mundial de Ginástica Rítmica, realizado nesta sexta-feira (22), e alcançou o melhor resultado do país na história da competição.
Com 112,200 pontos, Babi ingressou no top 10 mundial e superou todas as marcas anteriores do Brasil. A prova foi vencida pela alemã Darja Varfolomeev, que somou 121,900 e ficou com o ouro. A búlgara Stiliana Nikolova conquistou a prata ao registrar 119,300, enquanto a italiana Sofia Raffaeli garantiu o bronze com 117,950.
Brasil com duas finalistas pela primeira vez
Além de Babi, Geovanna Santos levou o Brasil à final do individual geral e fechou em 18º lugar, com 107,450 pontos. É a primeira vez que duas ginastas brasileiras disputam a decisão do Mundial na mesma edição.
Reação inesperada na série de maças
Após receber 29,100 pontos na rotina com maças, Babi admitiu surpresa com a nota elevada. “Fiquei em choque, não vou negar. Foi uma montanha-russa, porque ontem saí chorando de um aparelho e hoje pensei: ‘Gente, o que é isso?’”, contou a atleta, comparando a reação à que teve na final olímpica de Paris-2024.
Olho no ciclo para Los Angeles
O Mundial marcou o início do ciclo olímpico rumo a Los Angeles-2028. Babi celebrou o desempenho e acredita em evolução da equipe: “Como Brasil, no individual, temos avançado muito. Quem sabe não teremos duas finalistas em uma Olimpíada? No Mundial, conseguimos”.

Imagem: uol.com.br
Com o resultado inédito, Barbara Domingos reforça seu nome entre as principais ginastas da atualidade e amplia a projeção brasileira na modalidade.
Com informações de UOL