Brasil vira sobre Estados Unidos e garante vaga na final da Americup

A seleção brasileira masculina de basquete protagonizou uma virada histórica neste sábado (30) e derrotou os Estados Unidos por 92 a 77, em Manágua, Nicarágua, avançando à final da Americup.

Com o resultado, o Brasil disputa o título neste domingo (31), às 21h10 (horário de Brasília), contra quem vencer o confronto entre Canadá e Argentina, marcado ainda para este sábado. Maior campeão do torneio, os norte-americanos jogarão pelo terceiro lugar contra o derrotado da segunda semifinal.

Reação no quarto decisivo

O time comandado pelo técnico croata Aleksandar Petrovic chegou a estar 20 pontos atrás no terceiro período e entrou no último quarto perdendo por 68 a 58. A virada ganhou força na reta final: a 4min55 do término, o placar já indicava 75 a 74. Cestas consecutivas de Yago, Jorginho e Bruno Caboclo colocaram os brasileiros em vantagem de 80 a 75, diferença que só aumentou até o apito final.

Yago comandou o ataque com 25 pontos, enquanto Caboclo contribuiu com 20. A equipe ainda contou com boa participação de Reynan e Alexei, que iniciaram a primeira virada no segundo quarto.

Como foi o jogo

Os EUA abriram 8 a 2 logo no início e fecharam o primeiro quarto à frente: 23 a 20. O Brasil empatou e passou pela primeira vez à liderança aos 8min12 do segundo período, após bola de três de Reynan. No entanto, erros defensivos e precipitação ofensiva permitiram aos norte-americanos irem ao intervalo com 14 pontos de vantagem (52 a 38).

Brasil vira sobre Estados Unidos e garante vaga na final da Americup - Imagem do artigo original

Imagem: uol.com.br

No terceiro quarto, os norte-americanos ampliaram para 20 pontos, momento em que Caboclo cometeu a quarta falta e saiu de quadra. Com ajustes na marcação e mais paciência no ataque, o Brasil cortou a diferença para 10 ao fim do período. A volta de Caboclo no último quarto trouxe novo fôlego, e a seleção dominou completamente até fechar em 92 a 77.

O time brasileiro busca o quinto título da Americup, competição que já conquistou em 1984, 1988, 2005 e 2009.

Com informações de UOL

Deixe um comentário