Federação Paulista de Atletismo presta tributo a Vanderlei Cordeiro de Lima no Dia da Medalha Olímpica

Campinas (SP), 29 de agosto de 2025 — A Federação Paulista de Atletismo (FPA) celebrou, nesta sexta-feira, o Dia da Medalha Olímpica com uma homenagem ao maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

A cerimônia foi realizada no Centro de Excelência de Atletismo de Campinas (CEAR), onde o ex-atleta mantém um instituto dedicado à formação esportiva de crianças e adolescentes. Representantes da arbitragem paulista, os árbitros Edilberto Teixeira Chaves Filho e Alessandra Takara Chaves participaram do evento e de um revezamento na pista, percorrendo parte dos 42.195 metros equivalentes a uma maratona. Edilberto, antigo companheiro de equipe e treinamento de Vanderlei, representou oficialmente a entidade na homenagem.

Durante a programação, foram plantadas 42 árvores ao redor da pista, simbolizando os 42 quilômetros da prova. Todos os presentes se revezaram para completar a distância total de uma maratona.

Ex-treinador de Vanderlei, Ricardo D’Angelo destacou a importância da data: “É mais do que um dever relembrarmos o 29 de agosto de 2004, no qual o Vanderlei sofreu uma grave agressão e respondeu com um ato imediato de resiliência e uma lição de perdão ao mundo. Para além do feito atlético de ganhar uma medalha olímpica no berço da maratona, Vanderlei se tornou referência de fair play por carregar todos os valores olímpicos em seu comportamento”.

Federação Paulista de Atletismo presta tributo a Vanderlei Cordeiro de Lima no Dia da Medalha Olímpica - Imagem do artigo original

Imagem: uol.com.br

A medalha conquistada em Atenas completou 21 anos de história e segue sendo lembrada como um dos momentos mais marcantes do esporte brasileiro.

Com informações de UOL

Deixe um comentário