Lewis Hamilton largará cinco posições atrás do previsto no Grande Prêmio da Itália, em Monza, marcado para 7 de setembro. A punição foi imposta pela direção de prova por não ter reduzido suficientemente a velocidade quando viu bandeiras amarelas duplas durante uma volta de aproximação ao grid no GP da Holanda, disputado neste domingo (31) em Zandvoort.
De acordo com o regulamento, a exibição de duas bandeiras amarelas obriga o piloto a estar preparado para parar o carro, diminuindo drasticamente o ritmo, já que pode haver obstáculos, veículos de serviço ou fiscais de pista na trajetória. Os comissários entenderam que o britânico não cumpriu essa exigência e definiram a perda de cinco posições como penalidade.
O incidente ocorreu pouco antes da largada da prova vencida por Oscar Piastri. Hamilton, que defende a Ferrari, acabou se envolvendo em um acidente durante a corrida e abandonou a disputa. Após a prova, o heptacampeão reconheceu o erro na batida, afirmando ter sido surpreendido quando a traseira do carro escapou, mas destacou estar satisfeito com um novo acerto testado no fim de semana, que o manteve mais próximo do companheiro Charles Leclerc.
Leclerc também deixou a corrida mais cedo após colisão com Kimi Antonelli, punido pelo contato. O monegasco chegou a ser investigado por supostamente completar uma ultrapassagem sobre George Russell fora dos limites da pista, mas os fiscais concluíram não haver evidências suficientes para penalizá-lo.

Imagem: uol.com.br
A punição aplicada a Hamilton será cumprida no próximo fim de semana de corrida, reposicionando-o no grid de Monza e aumentando o desafio para somar pontos no traçado italiano.
Com informações de UOL