O meia-atacante Lucas Moura, 33 anos, passou por uma artroscopia no joelho direito na manhã deste sábado (30/08). Durante o procedimento, médicos do São Paulo removeram uma fibrose sinovial considerada a provável causa das dores que o jogador vinha relatando desde o retorno aos treinos.
Segundo o clube, o atleta apresentou boa estabilidade ligamentar na avaliação intraoperatória, e o ligamento cruzado posterior (LCP) — parcialmente lesionado anteriormente — está totalmente cicatrizado. O relatório médico, assinado pelo consultor Moisés Cohen, indica prognóstico favorável para o processo de recuperação.
Histórico da lesão
Lucas havia sofrido lesão parcial do LCP acompanhada de estiramento da cápsula articular posterior. Após tratamento conservador, atingiu todos os parâmetros de força, mobilidade e controle neuromuscular exigidos para retorno ao futebol profissional, mas continuou sentindo dor em arrancadas e na flexão do joelho.
Detalhes da cirurgia
O procedimento deste sábado teve caráter diagnóstico e terapêutico. Foram verificados meniscos e cartilagem dentro da normalidade, ausência de instabilidade no joelho e presença de tecido cicatricial ao redor do LCP, removido durante a artroscopia.
Próximos passos
A alta hospitalar está prevista para ainda hoje. O atleta seguirá protocolo de reabilitação com a equipe de fisioterapia do departamento médico tricolor, que fará monitoramento clínico periódico até a liberação para treinos com bola.
Imagem: uol.com.br
Fora de ação desde a partida contra o Atlético Nacional pelas oitavas de final da Copa Libertadores, Lucas não estará em campo às 21h (de Brasília) deste sábado, quando o São Paulo enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com informações de UOL Esporte/Gazeta Esportiva