O São Paulo avançou nas tratativas para repatriar o zagueiro Rafael Tolói, de 34 anos, que encerrou vínculo com a Atalanta após uma década na Itália. Em enquete publicada pela Gazeta Esportiva, 66,67% dos participantes consideraram positiva a contratação, enquanto 33,33% se mostraram contrários.
A diretoria tricolor vinha conversando com o estafe do defensor havia semanas, mas as negociações esfriaram e o clube abriu diálogo com Igor Rabello, do Atlético-MG. O acerto, no entanto, não avançou porque o Fluminense apresentou proposta mais vantajosa e levou o jogador, obrigando o São Paulo a retomar o contato com Tolói.
Livre no mercado, o zagueiro também despertava interesse de outras equipes brasileiras e de clubes do Oriente Médio. Desta vez, o acordo foi selado e deve ser oficializado nos próximos dias.
Histórico do atleta
Tolói integrou o elenco da Atalanta campeão da Liga Europa e que passou a disputar regularmente a Liga dos Campeões. Naturalizado italiano, foi campeão da Eurocopa de 2020 pela seleção da Itália. No Brasil, seu último time foi justamente o São Paulo, entre 2012 e 2015, com empréstimo curto à Roma, período em que faturou a Copa Sul-Americana.
Próximos passos
Sem atuar desde maio, o defensor precisará de um período de recondicionamento antes de ficar à disposição do técnico Hernán Crespo. Mesmo que estivesse em plenas condições, Tolói não poderia participar do confronto de volta das oitavas de final da Libertadores contra o Atlético Nacional; a inscrição só seria possível em caso de classificação para a fase seguinte.

Imagem: uol.com.br
O contrato e a data de apresentação ainda não foram divulgados pelo clube.
Com informações de UOL Esporte / Gazeta Esportiva